Serviços

Valuation

Em momentos de fusão, aquisição, venda, expansão e saída de sócios, o valor de um Projeto ou Empresa é um dado fundamental na tomada de decisão. Porém, este valor vai muito além da geração de caixa, receitas, quantidade de produtos em estoque ou dinheiro na conta da empresa. Na realidade a precificação, ou Valuation, é um estudo técnico e depende de diversos fatores e pode ser calculado por diversas metodologias. As mais aplicadas são:

  • Múltiplos de Mercado: Este método é baseado na análise comparativa da performance econômico-financeiro de empresas de mesmas características ou similares que atuam no mercado. Estas empresas são escolhidas de acordo com o porte, setor e atuação para que a comparação resulte em um valor assertivo;
  • Fluxo de Caixa Descontado: Este método consiste em realizar uma projeção das futuras receitas do seu negócio, descontando uma taxa que considera os riscos intrínsecos ao negócio. As variáveis internas e externas a este processo devem ser muito bem estruturadas, para que o negócio seja precificado de forma coerente. A escolha de um profissional capacitado para fazer esta análise é fundamental para determinação de premissas consistentes; 
  • Valor Patrimonial: Para este método, é utilizado como base a avaliação do patrimônio líquido. Para isto, é analisado a conta de ativos circulantes, como: valores a receber, caixa, despesas antecipadas, etc. Também é levado em conta os ativos não circulantes, que são ativos de baixa liquidez. Através destes indicadores, subtraem-se as dívidas e obrigações presentes nos passivos para identificação do valor patrimonial da empresa.

 

Conhecer o valor da empresa contribui para tomadas de decisão mais assertivas. O resultado deste cálculo apresentará os pontos fortes e fracos da empresa no âmbito financeiro e econômico, além servir como uma previsão de quanto será necessário de investimento para o alcance das metas empresariais.

Outras características do Projeto ou Empresa também acabam se tornando visíveis, tais como: projeções de cenários futuros, analise de indicadores, posição no mercado, taxa de retorno, estrutura de capital e os riscos futuros. O Valuation deve ser feito com certa regularidade e a LMDM está preparada para auxiliar em todas as etapas deste processo, com know-how deste tipo de serviço para diversas empresas dos setores público e privado.